sábado, 11 de fevereiro de 2017

Primeira blitz educativa busca diminuir índice de acidentes na BR265

Campanha Se for Beber, Vá de Van
       O Brasil é o quarto país com mais mortes no trânsito na América, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS, 2016). Durante os cinco dias de feriado prolongado do carnaval de 2015 foram registrados 2.785 acidentes, 120 mortos e 1.786 feridos nas rodovias federais. Muitos motoristas ainda insistiram na mistura álcool e direção. Esses tiveram a viagem interrompida nas fiscalizações da PRF. A cada quatro minutos e meio um motorista que dirigia alcoolizado nas BRs foi retirado de circulação. Dos mais de 85 mil testes do “bafômetro” realizados, 372 resultaram na prisão do condutor e 2.006 geraram a sanção administrativa, que é a multa de R$ 2934,70, o recolhimento da habilitação e a retenção do veículo (Portal Brasil, 2015).
      Pensando no carnaval do ano passado, os representantes do movimento Somos Todos Vítimas da BR265 - Kelly Torres e Daniel Gedder, foram até o DNIT de Oliveira pedir ao Engenheiro Chefe do DNIT, Silvio Duarte Melo, melhorias na BR265 antes do carnaval. O DNIT executou obras rápidas para evitar acidentes, tais como: colocação de placas de sinalização nas pontes do rio Capivari e rio grande, bem como, operação tapa buracos. 
O Engenheiro Chefe do DNIT, Silvio Duarte Melo, recebeu
os representantes do movimento

       Ainda, com audiência pública que ocorreu em Itutinga em Março de 2016, o Superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit), em Minas Gerais, o engenheiro Fabiano Martins Cunha prometeu e tem cumprido, uma grande restruturação da sinalização e da via. Como resultado, desde a criação do movimento, em 12 agosto de 2015 até hoje, foram 26 mortes, quase três vezes menos, se comparado com o ano anterior (65 mortes). Nenhuma morte foi registrada em fevereiro, março e abril. Nenhum acidente com mortes nos feriados do carnaval e semana santa do ano de 2016.
   Contudo, o movimento Somos Todos Vítimas da BR265 que nasceu, cresceu e se fortaleceu por meio de pessoas que se juntaram de boa vontade, para tentar mudar a triste realidade desta rodovia, quer mais. Uma grande campanha de conscientização, denominada, Se for Beber, Vá de Van, foi criada e busca minimizar o número acidentes automobilísticos neste carnaval.  A primeira blitz educativa, ocorreu na última sexta-feira, dia 09 de fevereiro. 
Se for Beber, Vá de Van: primeira blitz educativa em Itutinga.
      No trevo de Itutinga os membros do movimento distribuíram material educativo elaborado pelo EDUCAT-Lavras, saquinhos de lixo para carro e orientaram os motoristas a respeito dos riscos de acidentes neste carnaval. Essa foi à primeira ação visando prevenir acidentes no carnaval de Carrancas. 

Distribuição de material educativo elaborado pelo movimento em parceria com a EDUCAT-Lavras
     A próxima blitz educativa será na sexta-feira, dia 17 de fevereiro, às 17 horas, no trevo de Conceição da Barra de Minas. Ainda, ocorrerão mais duas ações no dia 24 de fevereiro, às 9 horas na saída de Lavras para Itutinga e às 15 horas no trevo de Itutinga.
      O movimento conta com o apoio da população e patrocínios de empresas para a confecção dos materiais educativos. Para participar confirme presença e compartilhe o evento Se for beber, vá de Van (clicando aqui). Assine a petição on-line (clicando aqui)  em prol da duplicação. Curta a página da BR265: DUPLICAR PARA NÃO MATAR (clicando aqui) e entre no grupo Somos TodosVítimas da BR265 (clicando aqui). Entre nogrupo informativo da BR265 No WhatsApp (clicando aqui).  

Ajude indo para a BR265 nos dias e horários mencionados.

Para ver mais fotos acesse aqui.

Fontes pesquisadas: Portal Brasil, OMS.