sábado, 20 de maio de 2017

A trágica semana na BR265: 9 acidentes, 40 feridos e 5 mortes

Três dos nove acidentes registrados nos últimos dias
BR265 ficou interditada nos dois sentidos
para remoção da carreta e do ônibus.
    Na tarde do último domingo (14/05) três pessoas morreram e 30 ficaram feridas após uma colisão entre um ônibus e uma carreta na BR-265. O acidente ocorreu no km 214, envolvendo ônibus da Empresa Transur e uma carreta “cebolão”. Morreram João Paulo da Silva, de 29 anos, Sidney Teixeira de Souza, de 41 anos, e Luciana Raque Carvalho da Silva, 46.
     Durante a semana (entre o dia 15 e 18 de maio) acidentes foram registrados próximo ao radar perto da escola do Serrão (entre Barroso e Barbacena) e próximo a Cemtal Mineração (entre Barroso e São João del-Rei)
     Ontem, sexta-feira (19/05) foram seis acidentes. O mais trágico foi próximo ao trevo de Nazareno, um Sedan Hyunday (Andrelândia - MG) aquaplanou numa curva no km 298 e entrou na frente de um caminhão que seguia no sentido contrário. Os dois ocupantes do automóvel morreram no local, são eles Heleno Carvalho e Raul de Azevedo Carvalho. Ainda, há a suspeita que um terceiro veículo causou o acidente; ao tentar ultrapassar o caminhão em local proibido causou a colisão, entre o caminhão e o automóvel com placa de Andrelândia.

Sedan Hyunday que colidiu com a carreta no trevo de Nazareno
     O trevo de Nazareno é um local sem visão e perigoso para quem converte a esquerda para entrar na cidade. Outro acidente recente neste mesmo local, entre gol branco ocupado por cinco pessoas e uma carreta, levou ao óbito um dos ocupantes do veiculo: veja clicando aqui.
       Além do trevo de Nazareno, outro local perigoso é a famosa curva, apelidada como "curva do Dr. Hélcio"; localizada depois da ponte do Rio Grande, sentido Itutinga-Nazareno (entre o KM 306-290). Dois dos seis acidentes ocorridos nesta sexta-feira (19/05) foram neste local. 
Curva depois da ponte do Rio Grande,
sentido Itutinga-Nazareno (entre o KM 306-290).
      Em horários diferentes um carro Fiat Punto com 4 ocupantes de Santa Cruz de Minas e uma camionete Ranger capotaram neste local. Desde que o DNIT (Departamento Nacional De Infraestrutura De Transportes) colocou proteção na lateral da BR265 nessa curva, os acidentes só aumentaram. Entre novembro de 2016 até ontem (19/05) foram registrados pelo menos 9 acidentes (veja os videos 1 e 2) Entramos em contato com o DNIT, em novembro do ano passado, pedindo uma solução, mas nada foi feito até agora. 
  Segundo o membro do movimento Somos todos Vítimas da BR265, Marcelo Oliveira "Enquanto os condutores de veículos pequenos e pesados não ter consciência a 265 vai ter sempre acidente. Velocidade acima do normal... Está chovendo que ficar correndo, ai fica complicado. Enquanto os motoristas não tomar consciência. Vai ser isto mesmo". 
    Gabriela Calsavara pensa o mesmo "... A BR265 é perigosa e precisa sim de melhorias, mas se não houver conscientização vamos continuar perdendo amigos e familiares... Se não respeitam a vida quem dirá faixa contínua. Acho lamentável tanta luta, tantas perdas e lágrimas nessa BR e ainda temos motoristas irresponsáveis. Precisamos de uma fiscalização maior, brasileiro só aprende quando mexe no bolso..."
9 ACIDENTES OCORRERAM NA MESMA CURVA DEPOIS DAS OBRAS DO DNIT EM NOVEMBRO DE 2016
      O movimento Somos Todos Vítimas da BR265 não têm medido esforços para minimizar os problemas da BR265: péssima infraestrutura e  a falta de prudência dos motoristas. Por meio de uma Vakinha virtual, foi arrecadado dinheiro e confeccionado adesivos para carros que transitam na BR265. Somado as doações dos membros do movimento, com os patrocínios, foi possível confeccionar mais de 600 adesivos para a campanha MAIO AMARELO


   Em parceria com o 8° batalhão da Polícia Militar de Lavras, 6ª REGIAO DA POLÍCIA MILITAR, 6ª CIA PM, PMRV, BM, EDUCAT, SENAST e DER, o movimento apoia a campanha maio amarelo, por meio dos patrocínios da Maga Digital, Inovare, TCM, WE Comércio de lenha e madeiras, André Pedro e Paulo César vereadores de Conceição da Barra de Minas.
     Ao adesivar os carros que transitam pela BR265, o movimento busca chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridoschamar a atenção das autoridades competentes, e principalmente, ajudar na conscientização dos motoristas. Consequentemente, essa ação visa evitar acidentes.