Foto: BR265 (Fonte: Jornal de Lavras)
No dia 05 de maio, o Superintendente do Dnit - engenheiro Fabiano Martins Cunha – compareceu na Audiência Pública em prol da duplicação da BR265, que ocorreu em Itutinga. Ele informou que está sendo realizado um balanço do número de veículos que transitam na BR265, por meio de um equipamento instalado no KM 311. Segundo o Engenheiro, no mês de abril cerca de 5 mil veículos por dia transitaram na rodovia (no trecho entre Lavras e São João Del Rei).
Foto: Superintendente Regional do Estado de Minas Gerais do DNIT Eng. Fabiano Martins Cunha na Audiência Pública em Itutinga.
A contagem e
classificação de veículos é parte do Plano Nacional de Contagem de Tráfego –
PNCT, que procura cobrir os trechos mais representativos da malha
rodoviária de cada estado e seus resultados são subsídios básicos para os
estudos de planejamento em geral, estudos econômicos e projetos rodoviários,
essenciais para direcionar o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes)
nas necessidades e prioridades de melhorias no sistema rodoviário.
No dia 18 de fevereiro
de 2016, o DNIT publicou um relatório parcial, que incluiu apenas os meses de
Agosto, Novembro e Dezembro de 2015.
Foto: Dados da Contagem de Tráfego (fonte: http://www.dnit.gov.br/planejamento-e-pesquisa/planejamento/contagem-de-trafego/minas-gerais)
Nesse relatório o
fluxo apresentado é menor que o divulgado na reunião que ocorreu em maio, mas
não deixa de ser considerável (cerca de 3 mil veículos/dia). É preocupante o
número de veículos que circulam na 265, principalmente, os de dois eixos (quase
10% do montante total). Parece pouco, mas não é. Se considerarmos 3000 veículos
por dia, cerca de 300 caminhões transitam pela 265 (por dia). Em Agosto o percentual
médio do volume total diário de veículos pesados correspondeu a 34,64% do
trafego total. Esse percentual representa cerca de 720 veículos pesados transitando
pela BR265. Em dias de trafego mais intenso esse número sobe para
aproximadamente 900 veículos pesados (se considerado o mês de dezembro). Isso é mais que
suficiente para causar acidentes, deteriorar a estrutura da rodovia, e mais
ainda, justificável para exigirmos uma duplicação.