Deputado Eros Ferreira Biondini assinou hoje o oficio do Movimento com pedidos de melhorias na BR265. |
A BR-265 é considerada uma das mais violentas do Brasil -
ocupa o terceiro lugar, perdendo apenas para a MG-050 e BR-381 - segundo
Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). O alto fluxo de automóveis,
curvas perigosas, buracos no asfalto, falta de sinalização e acostamento,
contribuem significativamente para que acidentes automobilísticos ocorram de
forma constante.
No dia 05 de
maio de 2016, políticos, técnicos e usuários da rodovia se reuniram no plenário
da Câmara Municipal em Itutinga na tentativa de encontrar uma solução para,
pelo menos, amenizar o problema que os usuários da rodovia passam diariamente. A reunião foi
aberta com a formação da Mesa das Autoridades, que foi formada pelo
Superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit), em
Minas Gerais, o engenheiro Fabiano Martins Cunha, pelo Supervisor do Dnit em
Oliveira, engenheiro Silvio Duarte Melo, pelo comandante da Sexta Companhia
Independente de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário, coronel Paulo Marcos
Ferreira, pela prefeita de Itutinga, a anfitriã Alba Valéria Silva Franco, pelo
comandante do Corpo de Bombeiros em Lavras, tenente Ademir Penido, pelo
presidente da Câmara Municipal de Itutinga, Dany Antônio da Silva, Joel do
Nascimento Filho, representante da Associação dos Municípios da Microrregião do
Alto Rio Grande, AMALG e
pelos dois líderes do movimento "Somos Todos Vítimas da BR-265",
Daniel Gedder e Kelly Torres. (veja no link a cobertura feita pela DTTV e TVU).
Esta ação do movimento, fez com
neste dia o Fabiano,
superintendente do DNIT, conhecesse a real situação da rodovia. Então a AMALG,
por meio de um oficio no dia 30 de maio de 2016, solicitou ao mesmo que fosse
disponibilizada verba no Orçamento da União para a recuperação e duplicação da
BR265.
Em resposta o superintendente do
DNIT disse que:
- Resumidamente, para o segmento São João Del
Rei – Lavras estão previstos os seguintes serviços:
- A reconstrução total da pista existente;
- Ordenamento da Travessia Urbana de São João Del Rei, com
implantação de vias laterais e adequação de trevos, num total de cinco;
- Adequação dos trevos de
Itumirim, Macuco e Itutinga;
- Possível implantação de 40 km de terceiras faixas no
segmento São João Del Rei – Lavras;
A
Implantação de 40 km de terceiras faixas no segmento São João Del Rei – Lavras
depende da aprovação do anteprojeto. Por isso, movimento vem solicitando o apoio de diversos deputados para conseguir a aprovação do anteprojeto. Hoje, o Fabrício assessor do Deputado Eros Ferreira Biondini em São João del Rei, apresentou o movimento e entregou nosso oficio com o pedido de melhorias para BR265. O deputado do partido PROS prometeu apresentar nossos pedidos para sua bancada e tentar buscar recursos para a realização das obras.
Basicamente, até que ocorra a pretendida implantação
de 40 km de terceiras faixas neste trecho citado; outras soluções podem ser
adotadas para minimizar os graves acidentes em pontos críticos da BR265. Para
tanto, o movimento tem pedido em caráter de urgência, a adoção de medidas concretas, tais
como: i) a construção de um trevo na
entrada do bairro residencial Fonte Verde em Lavras; ii) instalação de radares nas curvas do Rio Capivari, divisa
Lavras/Itumirim; iii) construção de uma passarela no bairro
Água Limpa em Lavras, iv) balança
para pesagem estática de caminhões e v) a retirada do trevo de acesso ao Distrito Industrial de
Lavras e construção de uma rotatória.
Os números
de acidentes de vítimas fatais diminuíram quase três vezes, desde a criação do
movimento “Somos Todos Vítimas da BR265”. Tal fato se deve também, as melhorias
na sinalização e revitalização realizadas pelo DNIT, no trecho da BR em
discussão. Desta forma, não temos medido esforços para que nossos pedidos sejam apreciados e atendidos em caráter de urgência, para a continuidade desta ação, que tem salvado
inúmeras vidas.