No dia 05 de maio de 2016, políticos, técnicos e usuários da rodovia se
reuniram no plenário da Câmara Municipal em Itutinga na tentativa de encontrar
uma solução para, pelo menos, amenizar o problema que os usuários da rodovia
passam diariamente. A
reunião foi aberta com a formação da Mesa das Autoridades, que foi formada pelo
Superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit), em
Minas Gerais, o engenheiro Fabiano Martins Cunha, pelo Supervisor do Dnit em
Oliveira, engenheiro Silvio Duarte Melo, pelo comandante da Sexta Companhia
Independente de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário, coronel Paulo Marcos
Ferreira, pela prefeita de Itutinga, a anfitriã Alba Valéria Silva Franco, pelo
comandante do Corpo de Bombeiros em Lavras, tenente Ademir Penido, pelo
presidente da Câmara Municipal de Itutinga, Dany Antônio da Silva, Joel do
Nascimento Filho, representante da Associação dos Municípios da Microrregião do
Alto Rio Grande, AMALG e pelos dois
líderes do movimento "Somos Todos Vítimas da BR-265", Daniel Gedder e
Kelly Torres. (veja no link a cobertura feita pela DTTV e TVU).
Esta ação do movimento, fez com neste dia o Fabiano, superintendente
do DNIT, conhecesse a real situação da rodovia. Então a AMALG, por meio
de um oficio no dia 30 de maio de 2016, solicitou ao mesmo que fosse disponibilizada
verba no Orçamento da União para a recuperação e duplicação da BR265.
Em resposta o superintendente do DNIT disse que:
Resumidamente, para o segmento São João Del Rey – Lavras estão previstos
os seguintes serviços:
·
- A reconstrução total da pista existente;
- · Implantação de 40 km de terceiras faixas no segmento São João Del Rey – Lavras;
- · Ordenamento da Travessia Urbana de São João Del Rei, com implantação de vias laterais e adequação de trevos, num total de cinco;
- · Adequação dos seguintes trevos:
- Itumirim;
- Macuco
- (Itutinga) Travessia Urbana
Uma grande restruturação da
sinalização e da via começou a acontecer desde Junho de 2016, e ainda, encontra-se em andamento. Conforme o que foi descrito no oficio em
resposta a AMALG. A Implantação de 40 km de terceiras faixas no segmento São
João Del Rey – Lavras depende da aprovação do anteprojeto.
Agradecemos a colaboração da AMALG.