quarta-feira, 16 de maio de 2018

Nós Somos o Trânsito - Maio Amarelo




O movimento Somos Todos Vítimas da BR265 (STVDABR265) liderado por Daniel Gedder, Kelly Torres, Érllon Halis e Célia Regina Carvalho, apoiam o Maio Amarelo. Com o mote “Nós somos o trânsito” o Movimento chega à sua 2ª edição e fomenta na sociedade discussões e atitudes voltadas à necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos graves na BR265.


        Em parceria com os patrocinadores TMC, Clínica da Circulação e WE comércio de madeiras e lenha; o movimento STVDABR265 propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e com uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.



AÇÕES:

ü  Etapa 1: Iniciou-se nas escolas municipais e estaduais das cidades circunvizinhas a BR265, com a elaboração de matérias para o maio amarelo com a temática: "nós somos o trânsito".

ü  Etapa 2: As matérias produzidas pelos alunos das escolas foram publicadas na página do movimento no Facebook.

ü  Etapa 3: blitzs educativas da campanha maio amarelo, são promovidas pelo movimento STVDABR265.




Datas da Blitz educativas:

ü  Itutinga: 17 de maio às 17:00 (trevo do 111 com a participação das escolas)
ü  Nazareno: 18 de maio às 14:00 (no trevo de Nazareno com a participação da secretária da saúde e meio ambiente)
ü  Itumirim: 19 de maio às 9:00 (na praça durante o evento sacode a praça da EPTV)
ü  Conceição da Barra de Minas: 25 de maio às 9:00 ( às 10h na praça Central. Ação conjunta da Prefeitura (3 secretarias sendo de cultura & turismo, educação e saúde) + PMMG + Escola Estadual + Movimento BR265. Caminhada nas principais ruas, blitz educativa e outras ações na praça com banners etc
ü  São João del Rei: 25 de maio às 17:00 ( a definir local)
ü  Lavras: 26 de maio às 9:00 (na saída de Lavras próximo ao bairro Pipoca com participação da EDUCAT-Lavras)
ü  Barbacena: 26 de maio às 9:00 (a definir)
ü  Barroso: 26 de maio às 9:00 (a definir)



            O movimento Somos Todos Vítimas da BR265 que nasceu, cresceu e se fortaleceu por meio de pessoas que se juntaram de boa vontade, para tentar mudar a triste realidade desta rodovia, quer mais. Uma grande campanha de conscientização, denominada, "Nós Somos o Trânsito", foi criada e buscou mobilizar escolas municipais e estaduais das cidades circunvizinhas a BR265 para que os professores pudessem dar uma noção básica de ações que podem colaborar para a segurança no trânsito através de seus alunos.
         Algumas fotos dos trabalhos realizados pelas crianças de 4 e 5 anos de idade, dos 1° e 2° períodos da Educação Infantil, da Unidade Municipal de Educação Infantil Monteiro Lobato no município de Itutinga sobre a Educação no Trânsito. As professoras realizaram um trabalho em sala, buscando identificar os conhecimentos dos alunos à respeito do trânsito. Com base nos relatos dos alunos foram realizados desenhos, maquetes, cartazes, murais e um teatro sobre a Educação no Trânsito.







             Os alunos da Escola Municipal Dr. Walfrido Silvino dos Mares Guia do município de Nazareno produziram textos sobre a tématica "nós somos o trânsito":

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atualmente, o trânsito está muito perigoso. As pessoas não estão respeitando as faixas de pedestres, o sinal, e na estrada a maioria dos acidentes acontecem por causa do ser humano, pois não respeitam as regras nas estradas.
As regras são: Não beber se for dirigir, não dirigir com sono, não viajar sem cinto de segurança, não mexer no celular. A maioria dos acidentes são por causa do telefone.
Estou pedindo para o ser humano não fazer coisas erradas, e as pessoas que fazem estão prejudicando as pessoas que não fazem, então vamos colaborar.
Por favor, já estou cansado de ver acidentes, se vocês colaborarem vou ficar muito feliz. Quem puder fazer isso eu agradeço.
Use o cinto de segurança.

Autor: Ricardo Wagner Carvalho Teixeira Junior
5° ano
Professora: Jaquelina
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tem muita gente que não respeita as regras no trânsito, mas dessas regras por exemplo é não dirigir mexendo no celular ou não beber e em seguida dirigir, e as pessoas não estão respeitando a sinalização.
Huhum, eu não entendo como pode ser tão difícil respeitar a sinalização e as regras no trânsito. Eu não dirijo, então não entendo tudo sobre trânsito, mas de uma coisa eu sei, que acontecem milhares de acidentes por não cumprirem as regras no trânsito.
Bem, eu sou uma criança, mas acho que a maioria das crianças sabem que segurança no trânsito é muito importante para dirigir e que devemos respeitar as regras no trânsito, e isso é para todos.
Olha, eu sei que é muito bom mexer no celular, e que quando está atrasado precisa se apressar, mas que tal pelo menos, respeitar a sinalização, as regras e seguir como o tema deste texto: Segurança no trânsito.

Autor: Jhully Mara Freire Machado
5° ano
Professora: Jaquelina
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
  
Motoristas, não é o asfalto que causa o acidente. São alguns motoristas que causam isso, ao usar o celular e beber ao dirigir, correr muito etc.
O transtorno da ponte foi uma etapa difícil e ainda estão cobrando pedágio; então a ponte faz muita falta.
A poeira é muito forte e dificulta mais ainda para aqueles que precisam passar por lá todos os dias, seja para trabalhar ou tratar da saúde.
O número de acidentes estão aumentando cada vez mais. Então motorista, seja compreensível, não use o celular enquanto dirige, não beba, porque isso pode trazer coisas ruins.

Autor: Marcos Antônio Santiago de Abreu
5° ano
Professora: Deila
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Como você dirige?
Respeitas as faixas de pedestres, não dirige embriagado, mantém a velocidade certa nas vias? Vocês respeitam isso tudo que falei?
Se vocês respeitam estão de parabéns, mas quem não respeita, pode melhorar.
O trânsito é um lugar onde não se pode brincar, pois o perigo está em qualquer lugar. Um carro pode vir numa velocidade alta e acabar perdendo o controle e bater com o carro na gente, e podemos ficar no prejuízo.
Se estivermos a cavalo ou bicicleta, sempre temos que estar na direita e bem no cantinho da pista, para não causarmos acidentes.
Muitas pessoas não respeitam e se dão mal; acabam feridos e machucados.
Então dirijam com cuidado, usem cinto de segurança, não mexam no celular dirigindo e sempre poderão viajar com tranquilidade.
Se todos se juntarem, poderemos melhorar o trânsito e trafegar com segurança.

Autor: Alice Andrade Carvalho
5° ano
Professora: Deila
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
  
Quando estiver dirigindo no trânsito, não pode mexer no celular e devemos colocar o cinto de segurança.
Todos os motoristas são culpados por beber e dirigir.
Não podemos ultrapassar em lugares proibidos, se não, podemos bater e causar mais acidentes.
Os motoristas devem respeitar os limites de velocidade, pois 92% dos acidentes ocorrem porque os motoristas correm demais na BR265 e causam acidentes graves que podem não só tirar a vida deles, mas também pode tirar a vida de um inocente.

Autor: Gabriela
5° ano
Professora: Marisinha
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Todos nós que andamos de automóveis ou dirigimos, devemos conscientizar a todos para andarem na velocidade permitida.
Há uma ponte na BR265 que caiu no início de março e ficou dois meses interditada.
Quando ingerir bebidas alcoólicas, não deve dirigir, porque pode não só tirar a sua vida, como também de inocentes. Não ultrapasse em curvas, pois é muito perigoso, você pode sofrer um grave acidente e pense, você pode deixar filhos, esposa e outros parentes, porque na maioria dos acidentes as pessoas morrem.
Quando a sua faixa for contínua, você não pode fazer ultrapassagem, quando ela for pontilhada, você pode ultrapassar, mas não abuse.

Autor: Priscila
5° ano
Professora: Marisinha

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Muitos acidentes acontecem por causa de motoristas sem atenção e de motoristas alcoolizados. Todas as vezes que têm um comercial de bebidas, tem avisos dizendo: Se beber, não dirija.
O que eu quero dizer, é que os motoristas sejam mais responsáveis e atenciosos, porque se não, as pessoas vão continuar falecendo em acidentes de carro.
Se você seguir as regras de direção corretamente, menos acidentes vão acontecer e muitas vidas vão ser salvas com sua ajuda.
Então, seja consciente e não passe da velocidade permitida e nem faça ultrapassagens perigosas.

Autor: Cauã
5° ano
Professora: Andrea
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Em várias rodovias como a BR265, estão acontecendo muitos acidentes.
Causados pela direção em alta velocidade, motoristas alcoolizados, ou falando ao telefone quando estão dirigindo e outras coisas.
Por causa disso, acontecem acidentes onde os motoristas e passageiros podem até morrer. Neste ano já aconteceram vários acidentes.
Até nas cidades acontecem acidentes, por exemplo, quando motoristas ultrapassam carros e vem outro de frente.
Nos postos de gasolina, quando estão abastecendo e falando ao telefone, isso pode causar uma explosão.
O trânsito só muda, quando a gente também muda.
Peço a todos que estão lendo este texto, para tomarem cuidado quando dirigirem.

Autor: Ingrid Carvalho Rocha
5° ano
Professora: Andrea

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
  
Você motorista, que dirige em alta velocidade, bêbado ou com sono, tem que parar com isso.
Para acabar com o sono, é só parar um pouco na estrada e descansar e quando estiver bêbado, não pegue o volante ou pilote moto.
Quando você estiver em alta velocidade, pode acontecer algum acidente com você e prejudicar outras pessoas, por isso evite.
Essas coisas acontecem porque as pessoas não têm consciência no transito.
Então, peço que parem com essas atitudes, pois o mundo vai ficar bem melhor.

Autor: Letícia Aparecida Silva Costa
5° ano
Professora: Dayse
----------------------------------------------------------------------------------------------------------- 
  
O trânsito é um lugar bem movimentado, por isso temos que ficar atentos, se não, nossa vida vai embora.
Os acidentes no trânsito, na maioria das vezes, são causados por falta de atenção.
Entre as principais causas de acidentes, está a imprudência, como dirigir em alta velocidade, alcoolizado ou falando no celular.
Primeiro exemplo, excesso de velocidade, os motoristas acabam acelerando além do limite.
Segundo, esquecer de colocar o cinto de segurança, que é obrigatório usar.
Terceiro, pouca distância do veículo da frente; para prevenir acidentes é recomendável manter distância.
Para alcançarmos a segurança no trânsito, mando essa mensagem para todos os motoristas.

Autor: Luiz Otávio Abreu de Souza
5° ano
Professora: Dayse
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Blitz educativa - Escola Municipal Álvaro Botelho - Lavras/MG com a participação da Educat-Lavras

A Escola Estadual Professor Basílio de Magalhães em Nazareno promoveu uma blitz educativa com as crianças.

         O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
         O “MAIO AMARELO” estimula você a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito. A sociedade deve tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos.
         Vale ressaltar que o grupo Somos Todos Vítimas da BR265 é um movimento, uma ação, ou seja, cada cidadão, entidade ou empresa pode unir-se e contribuir em suas ações de conscientização tanto no mês de maio, quanto, na medida do possível, durante o ano inteiro.
         Em conclusão, o movimento quer e espera a participação e envolvimento de todos comprometidos com o bem-estar social, educação e segurança em decorrência de cultura própria e regras de governança corporativa e função social; unir-se a nossa causa maior: "salvar vidas por meio da reestruturação da BR265 e campanhas de conscientização no trânsito".


Líderes do Movimento Somos Todos Vítimas da BR265

Daniel Gedder                                                                        
Kelly Torres
Érlon Halis

Célia Regina Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário